Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




25 de setembro de 1711 – Nasce Martim Afonso de Melo Brandão Correia, da casa dos Brandões na Rua das Flores (“O Tripeiro”, nov.1999: 331-334).

25 de setembro de 1851 – Anedota dos soldados assaltantes: bandos de soldados assaltam as uvas e propriedades dos agricultores vizinhos à cidade! (adaptado do jornal “O Cronista”, do Porto, pág. 3).

25 de setembro de 1875 – São reconduzidas nos cargos as abadessa, escrivã e vigária do Convento de Santa Clara, D. Ana Cândida Silva Carneiro, Maria da Glória Azevedo e Delfina Rosa Senabrio. Este ano a reeleição não foi festejada com as tradicionais Festas do Abadessado, com as doçarias conventuais, o que desolou os poetas locais.

25 de setembro de 1881 – Anteontem, no Tanque dos Fogueteiros, desaçaimou-se um urso que por ali se exibia, com risco dos transeuntes (adaptado do jornal “A Justiça Portuguesa”, do Porto, 27 set.1881, capa).

25 de setembro de 1881 – Anedota nua: 3 homens completamente nus tomaram banho em Massarelos, no Domingo às 3h da tarde. Em frente, as janelas do sr. regedor Oliveira estavam escancaradas! (adaptado do jornal “A Justiça Portuguesa”, do Porto, 27 set.1881, capa).

25 de setembro de 1912 – Toponímia republicana: por proposta do Grupo Republicano Evolução, a rua de S. Jerónimo passa a chamar-se rua de Santos Pousada (J.B. Pinto Correia in: “Porto: roteiros republicanos”, 2010, p. 122).

25 de setembro de 1912 – A Câmara da Maia responde ao comandante da GNR dizendo que escolhera a capela da avenida da República (aliás, da avenida Visconde de Barreiros) para lá instalar a força da GNR: 2 cabos e 8 soldados (Álvaro Oliveira, “Temas Maiatos”, vol. 5, p. 18-19).

25 de setembro de 1918 – O jornal “O Norte” é encerrado pela polícia, após este diário ter publicado um artigo que a Guarnição Militar considerou ofensivo para a o sua dignidade e para a honra do exército.

25 de setembro de 1918 – Exposição, pelo eng. Rigaud Nogueira, do projeto, já aprovado, do novo edifício do Banco Borges & irmão, à rua Sá da Bandeira. 25 de setembro de 1919 – A C.M. de Gaia, por proposta do vereador Matos Valério, resolve dar às ruas do Senhor do Além e dos Queimados os nomes de Cabo Simão e Costa Santos.

25 de setembro de 1919 – Grande desfile do Batalhão da G.N.R., pelas ruas do Porto, experimentando o chamado “passo inglês”, cuja diferença em relação ao anteriormente usado eram mais 12 passos por minuto.

25 de setembro de 1921 – Último (?) nº do jornal “O Badalo: órgão semanal, charadístico, etc. e tal... e de maior circulação no concelho de Bouças em beneficio dos pobres de Mattosinhos e Leça da Palmeira”.

25 de setembro de 1960 – Na Póvoa, um rapaz e uma rapariga foram fulminados por raios da trovoada que começou na véspera. Morre Delfim Ferreira, grande industrial e considerado o homem mais rico do seu tempo. Fundou a Empresa Têxtil Elétrica em 1905, a Empresa Predial Ferreira & Filhos em 1939 (que inclui o Palácio do Comércio e o Hotel Infante de Sagres, que construiu no Porto), a Sociedade Industrial do Mindelo em 1949, etc.

25 de setembro de 1961 – Enterro do “Zé Relojoeiro” no Cemitério da Foz, com grande multidão de gente do mar e os administradores do Porto do Douro e Leixões.

25 de setembro de 1971 – Nasce, em Angola, o escritor Valter Hugo Mãe, que passou a infância em Paços de Ferreira e em 1980 se mudou para Vila do Conde. 25 de setembro de 1980 – 1.º nº do “Jornal de Matosinhos”.

A fonte é esta.

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.10.2017 às 01:59

Srs.
Sobre essa nota "25 de setembro de 1918 – Exposição, pelo eng. Rigaud Nogueira, do projeto, já aprovado, do novo edifício do Banco Borges & irmão, à rua Sá da Bandeira", poderiam me informar qual a fonte onde posso encontrar mais detalhes acerca da exposição feita pelo eng. Rigaud Nogueira? Caso possível me atender, meu e-mail é: marcosarnogueira@gmail.com
Desde logo agradeço.
Marcos
Imagem de perfil

De app a 07.10.2017 às 15:42

Boa tarde
A fonte a que recorremos é a página de Facebook ''Porto Desaparecido'', que tem publicações diárias sobre a história do Porto. Sugerimos que contacte um dos autores da página (Dinis Fonseca, Pedro Rocha, Adriano Silva, Manuel de Sousa, Sílvia Cardoso, Pedro Almeida), encontrá-los-á aqui:
https://www.facebook.com/pg/PortoDesaparecido/about/?ref=page_internal


Boas-vindas

Seja muito bem-vindo(a) à página Porto Desaparecido!

O Porto Desaparecido é uma página do Facebook que se dedica à divulgação da história do Grande Porto, recorrendo a imagens e fotografias antigas para ilustrar pequenas histórias ligadas aos monumentos ou às personalidades da cidade. Como o nome indica, privilegiamos o que se foi perdendo pela voragem do tempo e que, muitas vezes, surpreende o portuense de hoje. A página nasceu da convicção de que a melhor forma de entender a cidade em que vivemos é através do conhecimento da sua história, pelo que procuramos também pôr o portuense a refletir e a discutir sobre a sua urbe.

A página Porto Desaparecido não representa quaisquer interesses político-ideológicos, nem está de nenhuma forma relacionada com o livro Porto Desaparecido de Marina Tavares Dias e Mário Morais Marques (Lisboa: Quimera, 2002).

Por regra, as imagens publicadas na página Porto Desaparecido incluem sempre indicação do seu autor e/ou do local onde foram recolhidas. A pontual omissão desta informação fica a dever-se exclusivamente à impossibilidade prática em apurar a origem da imagem em questão e não representa qualquer intenção de desrespeitar eventuais direitos de autor ou de propriedade. A informação sobre a fonte é dada no final da legenda de cada imagem, entre parênteses retos.

Esperamos que goste das imagens e das histórias que diariamente publicamos na página Porto Desaparecido e convidámo-lo(a) a também partilhar connosco a sua opinião e/ou a sua história pessoal relativa ao tema que cada publicação possa despertar.

Obrigado por nos acompanhar!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.




Apoiar a Associação de Pais / Encomendar Vestuário

Formulário

Contacto

apais.ponte@gmail.com https://www.facebook.com/ebescoladaponte

Ementa Novembro





Agrupamento Manoel de Oliveira

Agrupamento Manoel de Oliveira

Calendário escolar 2017/2018


Calendário

Setembro 2017

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog